
PROJETOS

Coral da CUFA
Traduzir momentos através de uma combinação harmoniosa de sons e buscar a expressão por meio da sonoridade é um dom. Por outro lado, ouvir esse conjunto vai além de um mero entretenimento. A música alivia dores, melhora a memória e pode servir até mesmo como estímulo para a prática de atividades físicas, além disso, propõe meios alternativos de organizar ideias e promove o autoconhecimento. Quem nunca viu-se viajando em sua própria imaginação embalado por um ritmo?
A CUFA/FW, atuando em diversos segmentos, utiliza também a música como ferramenta de inclusão social. Desde 2012, a ONG trabalha com oficinas de música na Escola Nossa Senhora de Fátima, Escola Santo Inácio e também na Escola Maria Falcon, envolvendo cerca de 85 crianças em todas as sedes semanalmente. Tem como objetivo utilizar a música como meio de expressão e socialização no ambiente escolar, é uma forma de interação entre os jovens e as crianças e uma forma de desenvolver talentos.
A oficina de coral está atualmente sob comando do professor Jean Horas. Aos 21 anos, o frederiquense comenta que a música sempre faz parte de sua vida, pois participou de oficinas durante sua vida escolar e que resolveu investir no ramo: “devagar, as coisas foram aparecendo e eu já não cantava gratuitamente. Já possuía alunos e fui direcionando o rumo da minha vida para a música, especialmente para a formação de corais infantis. Hoje, parece que estou vivendo o outro lado, onde eu sou o professor dos projetos que participei no passado” conclui. Jean está sempre em processo de atualização para aperfeiçoar suas aulas: “busco sempre estar atualizado e principalmente sempre faço cursos na parte de regência de corais infantis e juvenis, quero no futuro poder ter um coral adulto também e poder sempre viver da música e colaborar para o crescimento da arte e a felicidade das pessoas”. Sobre a tarefa de trabalhar com crianças, o jovem professor vê a oportunidade como um grande desafio, mas que busca melhorar a vida dos mesmos com a atividade.
O projeto que visa otimizar as formas de expressão, socializar e democratizar o acesso à arte, além de praticar a inclusão social por meio do canto e oportunizar ao jovem diversas vivências e experiências.
O projeto é uma realização da CUFA/FW, patrocínio de Arbaza Alimentos e apoio das escolas Nossa Senhora de Fátima, Escola Santo Inácio e Maria Falcon.

Teatro
O teatro se manifesta na sociedade há mais de 4500 anos e até hoje exibe sua grandiosidade e seu papel social. Dentre os benefícios que esta arte proporciona para quem a pratica, o aumento da autoestima e a melhoria na habilidade de se relacionar com os outros demonstram a importância de desenvolvermos esse tipo de atividade.
Crianças e jovens encontram no teatro uma experiência que pode auxiliar na sua formação. Um dos projetos que a CUFA de Frederico Westphalen desenvolve desde março deste ano é a Oficina de Teatro, coordenada por Alisson Bonotto. A oficina, que é realizada na Escola Nossa Senhora de Fátima, vinha sendo discutida desde o ano passado e atende cerca de 80 alunos atualmente.

Capoeira
A arte tem suas raízes no século 16, período em que o Brasil era colônia de Portugal. Os africanos, ao chegarem no país, necessitavam de formas de proteção contra a violência e repressão dos senhores de engenho, esses que por sua vez, aplicavam castigos violentos nos escravos. Sob a proibição de desenvolver e praticar qualquer tipo de luta, os imigrantes utilizaram suas danças e ritmos africanos para desenvolver uma adaptação, utilizando-a como forma de defender-se. Em novembro de 2014, a UNESCO declarou a modalidade como um patrimônio imaterial da humanidade. Segundo a organização, é uma representação de resistência dos negros brasileiros contra a escravidão no período colonial e imperial.
A partir deste breve contexto histórico supracitado, podemos entender a capoeira como um ótimo esporte para a prática da inclusão social. A modalidade traz ao indivíduo uma série de benefícios, individuais e sociais, como o auxílio da diminuição do stress, trabalha todo o corpo do praticante, estimula o condicionamento cardiovascular, promove maior flexibilidade, promove maior coordenação, estimula a velocidade, a autoconfiança e funciona como um auxílio para a promoção da cidadania, uma vez que promove o respeito mútuo entre as pessoas. Quem pode praticar? Todos. A capoeira atende a uma ampla faixa etária e todos os públicos.
Em Frederico Westphalen, a CUFA/FW trabalha a capoeira na Escola Edegar Marques de Mattos, nos sábados às 13h30 e no Centro Comunitário da Pedreira, também nos sábados, às 10hs, oficina coordenada pelo professor Rodrigo Ruani e por Bruno Piloni, aluno que também é monitor das atividades. Venha nos conhecer!

Taekwondo
Indicada para todos os públicos, a arte milenar taekwondo prega a antiviolência e ensina princípios de disciplina. A prática proporciona uma melhor qualidade de vida, trazendo para o indivíduo diversos benefícios ao condicionamento físico, como a otimização do desempenho cardiovascular, aumento da flexibilidade do corpo, bem como a resistência física.
Em Frederico Westphalen e região, essa modalidade geralmente é encontrada em academias particulares, o que dificulta o acesso por grande parte da população. Entretanto, a CUFA/FW proporciona aulas gratuitas em escolas públicas nas cidades de Alpestre, Caiçara, Vista Alegre e Palmitinho, trazendo aos participantes todas as regras, práticas e técnicas do esporte. Ao total são cerca de 400 alunos atendidos na modalidade.
As aulas ministradas pelo professor Roberto Torres Junior, faixa preta 3º dan, já ocorrem há dez anos. Tais ações originaram a ONG por meio do Projeto Transformando Atletas em Cidadãos. Posteriormente, Manoel Soares, coordenador da CUFA/RS, propôs a fundação da organização no município.
Com participantes de várias idades, as crianças tem a oportunidade de praticar uma atividade física e ainda desenvolver princípios e valores que serão fundamentais para o resto da vida, como disciplina, respeito e responsabilidade.
As praticas esportivas são de grande importância na construção da cidadania, nas relações interpessoais, bem como eliminar desigualdades sociais, integrar diversos gêneros, classes, entre outras diferenças. É necessário utilizar o esporte como um aliado em intervenções positivas, entendendo-o como uma ferramenta de inclusão.

Futebol
O esporte está entre os mais preferidos entre crianças e adultos, fazendo parte da cultura e tradições brasileiras. Pode se praticar por diversão, ou com propósito competitivo, o importante é praticar!
O futebol, esporte coletivo mais praticado no mundo todo, tem um grande espaço nas oficinas da CUFA/FW! Desenvolvido desde os primórdios da ONG em Frederico Westphalen, a modalidade possui grandes benefícios, como o aumento da massa e força muscular, otimização da resistência cardiovascular, estímulo da circulação sanguínea, redução da gordura corporal, minimização do stress e ansiedade, além do aumento da densidade óssea e outros benefícios sociais.
Para encontra-lo gratuitamente em nosso município, basta conferir os seguintes locais e horários:
- Escola 21 de Abril, segunda-feira: 13hs às 15hs.
- Escola Irmã Odila Lehnen, sábados: 9h30 às 12hs.
- Escola Nossa Senhora de Fátima, sábados: 13hs às 15hs.
- Escola Conselheiro Edegar Marques de Mattos, sábados 15hs às 18hs.
Venha participar dessa oficina que movimenta centenas de crianças semanalmente!

Circo Social
Sua magia contagia por onde passa. Sua alegria ocupa o ambiente e não passa! Quem nunca se encantou em momentos mágicos com a arte circense? É no picadeiro que tudo acontece, onde nossos jovens talentos demonstram suas habilidades e emocionam o público.
A origem do circo não tem exatamente um local definido, pois há registros que tanto os chineses quanto gregos, egípcios e indianos já praticavam algo relacionado aos espetáculos. Sua história é milenar e tem, pelo menos, 4.000 anos, porém, veio a tomar a forma que conhecemos até hoje no Império Romano. Ao final do império dos Césares, no início da era medieval, muitos artistas populares passaram a fazer apresentações em feiras, praças públicas e entradas de igrejas, onde praticavam números de malabarismo, dança e teatro, pirofagia e outras atrações.
A arte milenar traz ao indivíduo inúmeros benefícios, como aumento da flexibilidade, resistência muscular, força e agilidade, melhor condicionamento físico, concentração autoconhecimento corporal e da postura, força dos membros inferiores, entre muitos outros benefícios. Circo faz bem à saúde!
Para encontrar a magia circense nos picadeiros frederiquenses, basta dirigir-se à Escola Conselheiro Edegar Marques de Mattos, nas sextas-feiras, das 17h15 às 18h30, ou nos sábados, das 8h30 às 10hs. As aulas são coordenadas pela professora Ana Jaqueline Nunes. A CUFA/FW segue lapidando talentos em diversas áreas! Você é nosso convidado! Venha se surpreender!

Cinema Itinerante
Com o intuito de disseminar a cultura e a arte entre a sociedade, foi criado o projeto de cinema da CUFA. Por mais que hoje em dia muitas pessoas tenham acesso a filmes, seja na internet, locadora ou até mesmo no próprio cinema, há uma grande parcela da sociedade que não tem nenhum contato com essa realidade.
Por esse motivo o Cinema Itinerante da CUFA é importante: para resgatar e levar o conhecimento cultural e artístico a todos, de forma gratuita, sem fazer nenhuma distinção. Como o município mais próximo de Frederico Westphalen a possuir cinema é Passo Fundo, localizado a 185 km de distância, viabilizar esse projeto da Caravana Cultura e Arte se torna ainda mais relevante e você pode fazer parte dessa empreitada!
O valor investido na aquisição das sessões do Cinema, serão aplicados em outros projetos que estão sendo realizados pela CUFA FW.
Entre em contato e agende sua sessão conosco!

Transforme a Pedreira

Fashion CUFA